sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Free Pussy Riot!


Três membros da Pussy Riot, banda russa, punk e feminista foram condenadas hoje a dois anos por se manifestarem contra Putin numa Igreja. Uma crítica simbólica, visto que a Igreja Ortodoxa lá tem uma relação de influência no Estado. As eleições que ocorrem na Rússia são consideradas uma farsa para muitos e o líder da Igreja Ortodoxa apoiou Putin na última candidatura à eleição.

A Anistia Internacional as declarou prisioneiras de consciência. O julgamento feito foi uma farsa, desde o início era claro que elas seriam condenadas. Elas tiveram seus pedidos de fiança recusados, elas não tiveram nem direito a receber visitas. Durante o julgamento houve até uma frase que virou manchete tamanho absurdo: "O feminismo é um pecado mortal", que deixa mais do que claro que a prisão delas foi por uma questão de opinião. 

A opinião internacional condena a prisão. Hoje houveram manifestações "Free Pussy Riot" pelo mundo. E na Rússia, quem se manifesta contra a condenação é preso, mesmo que sejam manifestantes de 16 anos ou Garry Kasparov, enxadrista e defensor dos Direitos Humanos. Há quem diga que a Rússia se definiu de vez com essa condenação, se definiu como um Estado que não respeita os Direitos Humanos, principalmente os civis e políticos. 

Faith no more, Madonna, Paul Mccartney, Peaches, Simonne Jones, Kate Nash e outros artistas e pessoas públicas se manifestaram pró Pussy Riot. 

Apoiar a liberdade das integrantes do Pussy Riot é uma forma de repudiar atos de abuso de poder praticados pelos Estados e lutar para a efetivação dos Direitos Humanos. Afinal, a liberdade de expressão é um direito humano componente necessário do próprio direito humano a Democracia.  O julgamento das integrantes, conforme foi dito foi parcial e não respeitou os princípios básicos de um Estado Democrático de Direito. 

Outro ponto a ser destacado é a questão da laicidade do Estado, afinal, a manifestação delas era direcionada ao Putin e ao fato do líder da Igreja Ortodoxa apoiá-lo. Elas não tinham o objetivo de ofender a liberdade religiosa das pessoas. O objetivo era criticar essa relação Estado/Igreja e como isso fere a Democracia e os demais atos de abusos estatais de Putin.

Não apoiar as Pussy Riot é de certa forma ignorar o fato que Putin há tempos farsa eleições, leis e afins para se manter no poder. Por exemplo, quando ele não podia mais ser eleito presidente, só primeiro ministro, houve uma modificação nas atribuições de poder do primeiro ministro para ser exatamente igual ao do presidente. E depois disso, Putin se tornou primeiro ministro e manteve seu poder.

E eu convoco vocês, leitores do Ativismo de Sofá, a tirarem uma foto em apoio ao grupo e demonstrando repúdio ao julgamento parcial e tendencioso que ocorreu. Nós, do Ativismo de Sofá, faremos um álbum na nossa página no Facebook com as fotos enviadas. A minha foto já está lá. Há também um evento chamado "#FREE PUSSY RIOT" que convoca os convidados a trocar de foto do perfil ou da capa em solidariedade a elas. Nós somos a favor dos direitos humanos e contra abusos estatais, somos todas pró Pussy Riot! Somos contra a opressão.

FREE PUSSY RIOT!

Assinem as petições "Free Pussy Riot" e a favor dos direitos humanos: 
Favor enviar as fotos no email ativismodesofa@gmail.com
Ato em apoio às Pussy Riot em São Paulo: https://www.facebook.com/events/425068190872898/
Texto da Escreva Lola Escreva sobre o caso aqui.

13 comentários:

  1. Muito legal, Thaís.
    Eu fiz um cronograma e acho que tudo bem compartilhar aqui, a título de informação, pra quem não sabia doq tava rolando. Tudo bem?

    - 90’s – O nome “Riot Grrrl” nasce do zine da fundadora e vocalista (Kathleen Hanna) da banda de punk rock feminista - Bikini Kill. O termo já vinha sendo usado para caracterizar a luta das mulheres na cena punk rock norte americana e passou a representar o posterior movimento que existe até hoje.
    2011 – A banda Pussy Riot é formada na Rússia.
    24 de setembro de 2011 – Putin anuncia que vai se candidatar.
    21 de fevereiro de 2012 – A banda Pussy Riot faz uma manifestação em uma igreja ortodoxa Russa contra o governo de Putin, por sua possível reeleição.
    3 de Março – duas integrantes do Pussy Riot são presas pela manifestação de fevereiro.
    4 de Março – Putin é reeleito (governara de 2000 a 2008).
    16 de Março – uma terceira integrante que participara da manifestação também é presa.
    4 de junho – presas desde março, as três integrantes finalmente recebem a acusação.
    4 de julho – as três integrantes recebem a notícia de que terão 5 dias para preparar sua defesa.
    21 de julho – a corte estende a detenção por mais seis meses, enquanto as integrantes aguardam o julgamento.
    30 de julho – começa o julgamento.
    8 de agosto – uma das integrantes dá seu depoimento final no julgamento.
    17 de agosto – sai o veredito e as gurias pegam dois anos de cadeia.

    ResponderExcluir
  2. Além de mandar a foto pra vocês, eu me fantasiarei de Spider Man e colocarei um vídeo no youtube, me colocando contra a prisão das gurias - este fds.
    Se depois vc quiser publicar o vídeo no youtube e chamar outras pessoas, leitoras do blog, a fazerem o mesmo, também seria ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a idéia do vídeo. Assim que você publicar, vou editar o texto fazendo o chamado!

      Pensei em postar um vídeo só com as fotos enviadas mudando a cada "take" e com uma música delas, o que você acha?

      Excluir
  3. Pode deixar. Vou protestar contra tudo isso a partir do meu sofá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de protestar só no seu sofá é uma questão sua, porque ontem teve ato em Brasília, um em São Paulo e hoje vai ter mais um ato em São Paulo.

      Excluir
  4. ontem teve em serrana, e eu tava la pra protestar

    ResponderExcluir
  5. Foto de um dos atos em apoio: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.216928025102812.47596.100003568472744&type=1

    ResponderExcluir
  6. Isso tb pode virar um convite pra todas virarem punks também. Musicalmente e politicamente falando. Acho q na vdd todas já são (de alguma forma) e não sabiam (till now).
    Legal seriam começarmos atos como os delas nas igrejas aqui, mas reivindicando a legalização do aborto e pedindo pra tirarem os rosários dos nossos ovários. Levarei essa proposta também ao fóruns dos quais participo.
    Bom texto. Já disse q acredito muito nesse ativismo de internet e tenho provas diárias disso, só não acredita quem não quer...

    E enquanto tudo isso acontece isso o FEMEN serra cruz de solidariedade às vítimas de Stalin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aqui no Brasil o Femen idolatra e venera uma certa cruz gamada.

      Excluir
  7. Vocês leram a matéria sobre o caso da revista Fórum? Eu achei boa! Olhem! http://revistaforum.com.br/blog/2012/08/a-verdadeira-blasfemia-no-caso-pussy-riot/

    ResponderExcluir
  8. Vi que tem várias pessoas postando links aqui nos comentários e bom, acabei de ler um texto interessante e vou postar aqui para os interessados.

    http://www.osconstitucionalistas.com.br/liberdade-de-expressao-e-as-meninas-do-pussy-riot

    ResponderExcluir
  9. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris quis ligula arcu, quis tempor dui. Curabitur luctus, ligula dictum semper tincidunt, diam sem lacinia lectus, ac lobortis felis massa sed nisl. Aliquam erat volutpat. Aenean ipsum mi, commodo a pretium vel, volutpat eu enim. Donec faucibus euismod orci, in consequat nisl cursus eget. Pellentesque hendrerit tortor at lorem posuere facilisis. Suspendisse commodo nunc vitae metus viverra pharetra a quis enim. Donec suscipit facilisis iaculis. Nam interdum, nunc et vestibulum posuere, nibh lectus rutrum nisi, eu dictum nisi orci sed nunc. Aenean tellus nulla, consequat eu sodales in, tincidunt tincidunt magna. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Ut quis neque quam, nec egestas eros. Donec dolor quam, consectetur at vestibulum et, mattis sed odio. Nulla cursus dictum nibh, a elementum lectus porttitor ac.

    ResponderExcluir